Lei institui Dia Nacional do Patrono da Construção Civil

Da Redação | 18/11/2016, 11h28

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) a Lei 13.359/2016, que institui o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, a ser celebrado em 25 de outubro. A data corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant'Ana Galvão, o padroeiro da construção civil no país.

A lei tem origem em substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 348/2013, aprovado em 26 de outubro pela Câmara dos Deputados.

O autor da proposta, senador José Agripino (DEM-RN), explica que o objetivo é reconhecer a importância da construção civil e dos profissionais que atuam na área para o progresso nacional e, ao mesmo tempo, conceder a Frei Galvão mais uma justa homenagem. Tendo por batismo o nome de Antônio Galvão de França, Frei Galvão foi por longos anos o responsável pelas obras do Mosteiro da Luz, em São Paulo, construção designada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O relator da proposta, senador Benedito de Lira (PP-AL), argumenta que é inegável a importância estratégica da construção civil e o mérito da homenagem ao beato. É de autoria dele o substitutivo, aprovado pelo Senado em 2014, para incluir o nome completo de Frei Galvão (Santo Antônio de Sant'Ana Galvão) no título do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)