Senado aprova Henrique Ávila para Conselho Nacional de Justiça

Da Redação | 09/11/2016, 21h00

Foi aprovada em Plenário, nesta quarta-feira (9), a indicação do advogado Henrique de Almeida Ávila para a vaga reservada ao Senado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O nome havia sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no início de outubro.

Henrique Ávila, de 33 anos, é professor de Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutorando também pela PUC-SP. É advogado do escritório Sérgio Bermudes.

Ao ser sabatinado na CCJ, Ávila apontou a contradição do Judiciário brasileiro, considerado “um dos mais lentos do mundo, a despeito de possuir juízes entre os mais produtivos, com aproximadamente 1.600 processos julgados por ano”. Em sua avaliação, o combate à morosidade da Justiça deve permanecer como um dos focos do CNJ.

O advogado lembrou que a averiguação da gestão administrativa do Judiciário é uma das atribuições constitucionais do CNJ. E que o novo Código de Processo Civil (CPC) proporciona mecanismos para agilizar os processos, como os estímulos à observância da jurisprudência e as regras relacionadas à mediação e à conciliação.

Com a aprovação de Henrique Ávila ficou prejudicada a indicação do advogado do Senado, Octavio Orzani.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CNJ Judiciário Juízes Justiça