Senado aprova indicação para a FAO

Da Redação | 09/11/2016, 21h20

Por 43 votos a favor, um contrário e uma abstenção, os senadores aprovaram nesta quarta-feira (9) a indicação do diplomata João Carlos de Souza-Gomes para o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, (FAO), no Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e no Programa Mundial de Alimentos (PMA), com base em Roma, na Itália.

A FAO tem por missão ajudar os países a eliminar a fome, melhorar a nutrição, aumentar a produtividade agrícola, elevar o nível de vida da população rural e contribuir para o crescimento da economia mundial.

Integrada por 194 Estados, a União Europeia e 2 Estados Associados (Ilhas Faroe e Tokelau), atualmente tem como diretor-geral o brasileiro José Graziano da Silva, que exerce seu segundo mandato (2015/2019).

Em sabatina, Souza-Gomes destacou 11 projetos desenvolvidos pela FAO em coordenação com cinco ministérios do Brasil. Esses projetos abrangem ações que vão da recuperação de florestas ao desenvolvimento sustentável da agricultura e, principalmente, à consolidação da política nacional de segurança alimentar. João Carlos citou relatório da FAO mostrando que no Brasil, nas últimas décadas, caiu em cerca de 70% o número de pessoas subalimentadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Agricultura Alimentos ONU