Programa da Bahia para combater a violência contra mulher é apresentado no Congresso

Iara Farias Borges (Rádio Senado) | 09/11/2016, 17h05

A Ronda Maria da Penha, programa das secretarias de Política para as Mulheres e de Segurança Pública do estado da Bahia, foi tema, nesta quarta-feira (9) da audiência pública da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

O programa foi criado junto à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça da Bahia. O objetivo é qualificar e orientar policiais que atuam em ocorrências com mulheres vítimas de violência.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA), agora prefeita eleita da cidade baiana de Lauro de Freitas, elogiou a ação e quer que o programa seja ampliado para todo o país.

— Nós não podemos perder tempo quando se trata de combate à violência contra a mulher. Nossas mulheres estão sendo assassinadas, estão sendo violentadas, agredidas, seja de forma ofensiva, seja de forma física, e nós não podemos mais perder nossas mulheres — argumentou.

Ao elogiar a iniciativa, a senadora Regina Sousa (PT-PI), lembrou que os programas devem incluir os homens, especialmente os que atuam em delegacias ou em outros órgãos e os agressores.

— Tem que conversar com os homens. A gente perdeu muito em discutir as coisas só de nós para nós. A gente precisa trazer os homens para o debate para que os homens comecem também a trabalhar nesta linha. Há experiências que estão acontecendo na questão da reeducação do agressor. Porque a gente se preocupa muito com a mulher e ao agressor é a prisão e pronto. E quando ele sair? Vai ser agressor na vida, de novo — afirmou a senadora.

Lançada este ano, no dia 8 de março — data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher — a Ronda Maria da Penha já atendeu mais de 400 mulheres. Em atendimentos, visitas e acompanhamentos, o número passa de 3 mil, informou a major Denice do Rosário, comandante do programa na Bahia.

— Elas já conseguem enxergar uma rede de atendimento. Todos esses serviços que a gente faz para que essa mulher se sinta segura, de fato. Uma atendida, em especial, nos denominou de salvadores de Marias. Nós somos salvadores de Marias Denices, Marias Olívias, Marias Moemas, Marias Josianes, Marias da Penha — disse.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou, durante a audiência, que quer apresentar o nome da major Denice do Rosário para o Prêmio Bertha Lutz do Senado deste ano. A premiação reconhece as mulheres com atuação relevante na defesa dos direitos das mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)