Congresso sedia encontro de secretários-gerais dos Parlamentos de língua portuguesa

Da Redação | 04/11/2016, 19h35

O Senado e a Câmara dos Deputados vão sediar, a partir desta segunda-feira (7), o 1º Encontro de Gestão Estratégica da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP). Participarão secretários-gerais e outros servidores do Poder Legislativo do Brasil, da Guiné-Bissau, do Timor Leste, de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde (Angola não enviará representantes).

Eles discutirão, entre outros temas, gestão estratégica e formas inovadoras de administração dos órgãos legislativos.

De acordo com o secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, o encontro permitirá a troca de experiências entre os participantes, que poderão compartilhar questões como organização das suas atividades e apontar melhorias no trabalho realizado.

— O Brasil é membro de duas associações de secretários-gerais: a Associação Geral dos Secretários dos Parlamentos e a Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, que tem uma importância considerável no que se refere ao intercâmbio de informações, sobretudo para ajudar no desenvolvimento de democracias mais recentes, como é o caso do Timor Leste — afirmou.

Bandeira ressaltou ainda que, como a maioria dos Parlamentos de língua portuguesa possui estruturas pequenas, as funções de secretário-geral e de diretor-geral costumam ser exercidas por uma só pessoa.

— Por isso, há uma preocupação não apenas com a área legislativa, mas também com a administrativa. Esse encontro terá um enfoque maior na administração dos Parlamentos - explicou.

A abertura do evento, às 10h30, será no Plenário 3 das Comissões da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Língua Portuguesa