Lançada versão impressa do Manual de Comunicação do Senado
Da Agência Senado | 07/02/2024, 21h04
Foi lançada nesta quarta-feira (7) a versão impressa do Manual de Comunicação da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado Federal. O manual foi implantado em 2012 e esta é a primeira vez que terá uma edição física, que pode ser comprada a preço de custo na Livraria do Senado, onde há também uma versão para download gratuito.
O manual é usado por todos os setores da comunicação da Casa, unificando as políticas editoriais e as normas de redação e estilo de todos os veículos. De acordo com o coordenador da Editoria de Qualidade da Secom, Valter Rosa, atualmente o manual está consolidado como referência para jornalistas, educadores, estudantes, servidores de assembleias legislativas e outros órgãos públicos de todo o país.
A nova edição do manual apresenta diretrizes e fundamentos atualizados, incluindo as políticas de atuação da Secretaria de Comunicação Social, os padrões de qualidade na cobertura jornalística, a gestão da informação e a responsabilidade social, informa Valter Rosa. A área mais visitada do site do manual, a de normas de redação e estilo, também foi atualizada, e conta com mais explicações detalhadas e exemplos práticos sobre regras gramaticais, tudo em conformidade com o Acordo Ortográfico de 1990.
Na avaliação da diretora da Secom, Érica Ceolin, pessoas de todo o país podem se beneficiar ao consultar o manual, cuja versão online é atualizada constantemente pela equipe da Editoria de Qualidade da Secom, composta por representantes de várias áreas da secretaria, como Agência Senado, Rádio Senado, TV Senado, Relações Públicas, Comunicação Interna e Mídias Sociais.
— O livro traz orientações para uma redação clara e eficaz, ajudando a transmitir ideias de forma mais compreensível, com linguagem simples e fácil. O manual também pode contribuir com o conhecimento sobre gramática e ortografia, melhorando a coesão textual. Vale destacar que o texto aborda preocupações e aponta possibilidades de solução para questões recorrentes na comunicação, especialmente a pública — explica Érica Ceolin.
A diretora acrescenta que o conteúdo do manual tem informações úteis para provas e concursos e ajuda o leitor a melhorar sua expressão e escrita.
— O conteúdo do manual auxilia desde quem busca uma expressão adequada na vertente oficial da língua portuguesa até quem quer informações úteis para provas e concursos. Trata-se de uma variedade de usos. É por isso que o manual extrapolou o escopo inicial de orientar apenas os colaboradores da Secom, alcançando diversos públicos em todo o Brasil.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: