Gleisi Hoffmann critica PEC dos Gastos e diz que crise fiscal foi causada por queda de receitas

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/11/2016, 18h17

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) defendeu nesta quinta-feira (3) a realização de mais audiências públicas no Senado para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita os gastos públicos.

Segundo Gleisi Hoffmann, por trás de um discurso de ajuste das contas públicas, fundado no aumento sem precedentes das despesas, o governo esconde a queda nas receitas públicas em 2014 e 2015, ocasionada pela crise econômica mundial e pela desvalorização do preço das commodities no mercado internacional.

— Por isso que não dá para querer fazer um ajuste estrutural na despesa pública por 20 anos, sendo que nos últimos 16 anos nós não tivermos problema com a despesa. Aí nos dois últimos anos, nós tivemos problema com a despesa, por uma questão conjuntural, volto a dizer aqui, porque tivemos uma recessão, e a nossa receita caiu, aí nós vamos cortar todas as despesas por 20 anos? E vamos deixar a população sem ter serviços básicos?

Para mostrar que a ex-presidente Dilma Rousseff não gastou irresponsavelmente nos últimos anos, Gleisi Hoffmann citou dados do Banco Central sobre o crescimento da dívida líquida. Durante a gestão da ex-presidente, disse Gleisi, a dívida líquida cresceu 31%. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o crescimento foi de 79%. Mas no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi de 752%, disse a senadora, ao salientar que foi também no governo tucano que a taxa média de crescimento da dívida pública chegou a 27% ao ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)