Comissão de Educação aprova Blumenau como capital nacional da cerveja

Da Redação | 18/10/2016, 13h33

Conhecida pelo famoso evento Oktoberfest, festa de origem alemã, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, pode receber o título de Capital Nacional da Cerveja. É o que estabelece o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 39/2016, que foi aprovado nesta terça-feira (18) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria segue para a apreciação do Plenário do Senado.

De autoria do deputado Décio Lima (PT-SC), que destacou a importância da proposta para contribuir para o turismo e o desenvolvimento da indústria e da cultura cervejeira na região, o projeto teve como relator o senador Dalirio Beber (PSDB-SC).  Dalirio argumentou que a Oktoberfest, além de promover a integração regional, tornou-se uma festa nacional, o que provocou o surgimento de atividades econômicas e turísticas de grande expressão para o estado.

— Hoje temos na cidade de Blumenau o único curso superior em cerveja e malte na América Latina. De fato Blumenau procurou se esmerar para poder ser vanguardista na produção de cervejas artesanais — disse.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) manifestou sua abstenção em votar o projeto por ser contrária à propaganda de bebida alcoólica no Brasil.

— Eu me sinto impedida de votar porque eu acho que ela é contraditória com o tema educacional. Eu acho que uma Comissão de Educação aprovar um título de capital da cerveja não é um símbolo educacional positivo. Não quero dizer que sou contra o consumo da bebida, mas sou contra a propaganda — afirmou a senadora.

Para Marta Suplicy (PMDB-SP), é preciso ver essa questão de forma mais ampla e não deixar o “politicamente correto” atingir as manifestações culturais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)