Zezé Perrela pede reflexão sobre reforma política e financiamento de campanha

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/09/2016, 17h58

O senador Zezé Perrela (PTB-MG) afirmou que o fato de o Brasil  ter dito dois presidentes destituídos em tão pouco tempo revela a necessidade de uma reflexão profunda sobre o financiamento de campanha  e a reforma política.

Ele espera que os impeachments de dois dos últimos quatro presidentes e os escândalos envolvendo o caixa dois, como o mensalão e o petrolão, sirvam de alerta para a necessidade de mudanças que tornem o Congresso Nacional mais forte e garantam a adoção do parlamentarismo, com o voto em lista.

Zezé Parrela disse ser contra financiamento de empresas para candidatos, mas alertou que, do jeito que a legislação está, a classe política ficou sem financiamento. Ele acredita que as eleições municipais vão mostrar esse problema, pois, segundo ele, nessa campanha até defuntos estariam fazendo doações para campanha.

- Que tenhamos coragem, a partir desses episódios todos, de tocar o dedo na ferida e ver que o Brasil precisa efetivamente mudar. Isso passa - necessariamente e urgentemente - por uma reforma política que venha colocar os pingos nos "is", que as pessoas tenham igualdade de condições nas disputas, que o poder econômico não seja tão forte como sempre foi até agora - disse o senador.

Na opinião de Zezé Perrela, o parlamentarismo e o voto em lista permitiriam o fortalecimento dos partidos e o barateamento das campanhas. Também fortaleceria a própria democracia, afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)