Aécio não vê mudança de votos, Humberto acredita em convencimento de indecisos

Da Redação | 29/08/2016, 14h11

No intervalo da participação da presidente afastada Dilma Rousseff em seu julgamento por crime de responsabilidade, senadores favoráveis e contrários ao impeachment divergiram em relação a um possível efeito nos votos dos colegas. A sessão foi interrompida às 13h, para almoço, com dez senadores já tendo inquirido Dilma.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) considerou que as respostas de Dilma foram evasivas e que tanto seu discurso inicial quanto os esclarecimentos individuais aos senadores não têm potencial de mudar as posições assumidas até agora.

— Foi um discurso político. Até correto, mas sem qualquer condição de impactar o voto de quem quer que seja. Um discurso protocolar, provavelmente uma peça para ser registrada na história, e tampouco o tom emocional anunciado por tantos eu percebi — disse.

Já Humberto Costa (PE), líder do PT, afirmou que o discurso inicial de Dilma manifestou "seu total compromisso com a democracia" e tratou bem as acusações de editar decretos e pedaladas.

— Nas respostas [aos questionamentos dos senadores] acredito que ela está conseguindo trazer não somente novos elementos, mas posições muito firmes, para demonstrar que não cometeu nenhum crime de responsabilidade. Quem estiver de modo sincero indeciso deve estar acumulando informações e certamente vai votar conosco contra o impeachment.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)