Senadores mantêm acusação de ‘pedaladas fiscais’ contra Dilma

Da Redação | 10/08/2016, 01h55

O Plenário do Senado decidiu manter, por 58 votos a 22, a acusação do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) de que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu ‘pedaladas fiscais’ em 2015 ao atrasar repasses ao Banco do Brasil para pagamento do programa Plano Safra.

As senadoras Kátia Abreu (PMDB-TO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defenderam a retirada desse trecho do relatório por entenderem que as operações não configuram empréstimos, mas apenas atrasos de pagamentos por parte da União. Kátia Abreu leu trechos da decisão do Ministério Público Federal que pediu o arquivamento do caso, por entender não ter havido crime.

Kátia Abreu acrescentou que Dilma foi a presidente que mais concedeu subvenções rurais a agricultores nos últimos 40 anos.

Os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) defenderam a manutenção das pedaladas no texto acusatório afirmando que Dilma desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição ao fazer essas operações de crédito junto ao Banco do Brasil sem autorização e sem a devida cobertura, o que comprovaria improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)