Conselho de Comunicação Social vai debater crise econômica

Da Redação | 05/08/2016, 15h09

O Conselho de Comunicação Social tem reunião marcada na segunda-feira (8), às 14h, para debater as consequências da crise econômica do país no setor. Os conselheiros Marcelo Rech, José Catarino do Nascimento Silva, Marcelo Cordeiro e Davi Emerich produziram um relatório sobre o tema e vão apresentar aos demais integrantes do colegiado.

O conselho também vai deliberar sobre o PL 4.451/2008, que estabelece critérios de julgamento das licitações para outorga de concessões e permissões de serviços de radiodifusão.

A proposta altera as regras para a concessão de serviços de rádio e TV, dando mais peso à proposta técnica do que à financeira. O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

O autor, deputado Valadares Filho (PSB-SE), argumenta que as licitações para exploração dos canais são alvos da cobiça dos grandes grupos de mídia que buscam a manutenção do domínio sobre esses veículos.

— Muitas vezes, o poder econômico torna-se uma barreira intransponível à entrada de novos atores no mercado de radiodifusão — disse ao justificar a iniciativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)