Regina Sousa critica conteúdo de conversas de Sérgio Machado sobre ministros do STF

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2016, 18h38

A senadora Regina Sousa (PT-PI) manifestou espanto e preocupação com o mais recente vazamento de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com membros do PMDB. Nas conversas, ele xinga 5 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, para a senadora, é grave o fato de o STF não ter se manifestado sobre o assunto.

Um ponto positivo, segundo Regina Sousa, é que, nas conversas que Sérgio Machado entregou às autoridades em sua delação premiada, fica comprovado que a presidente Dilma Rousseff não interferia no Supremo.

— Isso é dito lá pelo delator em tom de cobrança, cobrando à presidenta que interfira na história de estancar a sangria. Então, isso é muito bom que ele confirme que a presidenta, apesar de ter nomeado a maior parte dos ministros, junto com o presidente Lula, não cobra nada deles, porque nem deve, nem pode. Mas está sendo cobrado dela isso.

Regina Sousa também disse que considera estranho que o ministro da Justiça, Alexandre de Morais, tenha ido a Curitiba falar com o juiz Sérgio Moro, e que nada tenha sido vazado sobre o que foi tratado nessa reunião. Ela ainda comentou a notícia de que a operação Lava Jato vai aceitar a delação de uma empreiteira apenas e questionou os critérios usados para definir qual será a escolhida.

Livros

Regina Sousa também destacou o décimo quarto Salão do Livro do Piauí, que terminou no domingo último e contou com a participação de mais de 180 mil pessoas.

— É um evento que deveria existir em todas as cidades para incentivar o gosto pela leitura, o gosto pela escrita —, comentou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)