Senado aprova novo embaixador do Brasil na Argentina

Da Redação | 14/06/2016, 18h10

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (14) o nome do diplomata Sérgio Danese para a embaixada brasileira na Argentina. Danese ocupou a Secretaria-Geral do Itamaraty nos últimos 16 meses e foi indicado pelo presidente interino Michel Temer.

Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), realizada na semana passada, Danese ressaltou os fortes laços históricos e culturais entre os dois países e lembrou que a Argentina é um dos maiores parceiros políticos e comerciais do Brasil. O diplomata observou que o Brasil é o principal destino das exportações argentinas.

O diplomata alertou, porém, que entre 2011 e 2015, o intercâmbio comercial bilateral caiu mais de 40% - de US$ 39 bilhões para US$ 23 bilhões. Sérgio Danese acredita que essa situação pode ser revertida, uma vez que o presidente argentino Mauricio Macri e Michel Temer já sinalizaram para a intenção de ampliar o diálogo e as trocas comerciais.

Para o senador Jorge Viana (PT-AC), Danese é um excelente quadro da diplomacia nacional e terá um papel fundamental na recuperação do comércio entre os dois países. O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também elogiou a competência do diplomata.

— É mais que um gol de placa. É uma goleada — afirmou Ferraço, que foi o relator da indicação de Danese na CRE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)