Lúcia Vânia cita desafios do governo Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/05/2016, 16h01

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) afirmou em discurso nesta terça-feira (31) que algumas medidas econômicas anunciadas pelo governo interino do presidente Michel Temer foram bem recebidas pelo mercado. Ela citou como exemplo o limite na despesa pública, a desvinculação de algumas receitas e a revisão da política de desoneração.

De acordo com a senadora, o governo precisa ser firme no enfrentamento aos desafios econômicos do país. Lúcia Vânia destacou que, para a definição da nova meta fiscal, o governo levou em consideração um cenário mais realista. Ela admitiu que o déficit de R$ 170 bilhões é um número que assusta e evidencia uma grave crise fiscal, que seria fruto da administração da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Na opinião da senadora, o grande desafio do governo Temer será executar o gasto público sem deixar de considerar o avanço da pobreza. Lúcia Vânia lamentou o avanço do desemprego, que já atinge mais de 11 milhões de brasileiros. Ela acrescentou que o ajuste nas contas públicas exige espírito público e comando político, além de demandar mais qualidade na gestão e corte de privilégios e benefícios.

— O sucesso desse processo está na capacidade do governo em resistir às pressões de grupos de interesses, proteger os mais pobres e convencer a todos de que é preciso perder alguns benefícios que são hoje insustentáveis — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)