Goldfajn pode ser sabatinado na CAE na quarta-feira

Da Redação | 27/05/2016, 12h55

Depende de negociação a aprovação do economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central (BC) antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nos dias 7 e 8 de junho. Na terça-feira (31), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) vai ler, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), seu relatório sobre a indicação. Pela norma da comissão, deverá ser concedida vista coletiva, transferindo-se a sabatina e a deliberação para 7 de junho, o primeiro dia da reunião do Copom.

Entretanto, a presidente da CAE, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), admite a possibilidade de realizar a sabatina na quarta-feira (1º), em uma reunião extraordinária, se houver acordo nesse sentido. Em seguida, a mensagem do presidente da República interino, Michel Temer, com a indicação do novo presidente do BC seria votada pelo Plenário, o que daria a Goldfajn a possibilidade de participar da reunião do Copom nos dias 7 e 8.

Esta deverá ser a segunda sabatina de Goldfajn na CAE, que aprovou seu nome para o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2000 e 2003. Ultimamente, ele atuava como economista-chefe do Itaú Unibanco.

Nascido em Israel, Goldfajn tem doutorado em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA). Lecionou economia na Universidade Brandeis, no estado norte-americano de Massachusetts, e na PUC do Rio de Janeiro. Trabalhou no Fundo Monetário Internacional, onde realizou estudos sobre políticas econômicas dos países em desenvolvimento.

Propostas

Após a leitura do relatório sobre a indicação de Goldfajn, a CAE deverá deliberar sobre uma pauta de 14 propostas. Entre elas, o Projeto de Resolução do Senado 55/2015, que fixa em 12% a alíquota máxima do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas com querosene de aviação. Na reunião de 17 de maio, foi concedida vista coletiva da proposta, que deverá ser votada na reunião de terça-feira.

Outra proposta em pauta é a que estabelece novas hipóteses para a ausência do empregado ao trabalho sem prejuízo do salário. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 59/2014 visa estabelecer isonomia entre os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os servidores públicos federais.

A reunião está marcada para as 10h na sala 19 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)