Feiras agropecuárias são essenciais para o desenvolvimento do campo, concluem participantes de debate

Da Redação | 20/05/2016, 16h35

Participantes do 4º seminário do ciclo de palestras e debates realizado nesta sexta-feira (20) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) garantiram  que as tradicionais feiras agropecuárias que ocorrem em vários estados brasileiros têm importância destacada para o desenvolvimento do campo.

Presidindo o encontro, o vice-presidente da comissão, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), disse que essas feiras servem para a divulgação de pesquisas, transferências tecnológicas e facilitação de acesso a créditos, além de alavancarem acordos de negócios e debates de temas cruciais como a regularização fundiária. Uma das mais jovens dessas feiras, acrescentou o senador, é a Rondônia Rural Show, cuja quinta edição será realizada de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná, segunda maior cidade do estado.

Primeiro dos debatedores a falar, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, acrescentou que a 5ª Rondônia Rural Show terá palestras, seminários, shows culturais, balcões de negócios e cursos, com participação de 384 expositores e 200 empresários bolivianos. O vice-governador disse que são esperados 80 mil visitantes este ano e um montante de negócios de R$ 700 milhões. Daniel Pereira afirmou ainda que Rondônia tem mais de 700 agroindústrias e aproveitou para pedir mais empenho do governo federal na regularização fundiária no estado.

Papel das feiras

Em seguida, o representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, disse que as feiras agropecuárias e tecnológicas ajudam a levar para o cidadão urbano um pouco do campo e do dia a dia do produtor rural. Ele falou sobre as mais importantes feiras do país, como a Expointer, no Rio Grande do Sul, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e a AgroBrasília, no Distrito Federal. Esses eventos, segundo Bruno Lucchi, ajudam na promoção de criadores de animais, máquinas e equipamentos, além de proporcionar a concretização de negócios e financiamentos e oferecer cursos, oficinas, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e espaço empresarial.

Para o representante da CNA, as feiras também são ótimas oportunidades de reunir produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões, o que ajuda os governantes na formulação de políticas públicas.

Bancos e cooperativas

Representando o Banco da Amazônia, Marilene de Sena Ribeiro ressaltou a importância das feiras na disseminação tecnológica e disse que os bancos que participam desses eventos aproveitam para oferecer e concretizar linhas de créditos com juros mais baixos e outras facilidades para produtores rurais.

Já Pedro Silveira, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), afirmou que as feiras são um excelente ponto de encontro de produtores, favorecendo parcerias e troca de experiências. Segundo Silveira, esses eventos também são muito importantes para a economia local da região que os sedia. Ele acrescentou que a grande maioria dessas feiras conta com organização ou apoio de cooperativas.

Já Gustavo Reis de Melo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), explicou que a entidade sempre está presente em quase todas as feiras promovidas pelo país, oferecendo palestras sobre gestão de pessoas, inovação, liderança, cooperativismo, associativismo, entre outros temas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)