Jorge Viana: 'Brasil tem muitas lições a tirar' da situação política atual

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/05/2016, 17h59

“O Brasil tem muitas lições a tirar desta situação que estamos vivendo”, afirmou o senador Jorge Viana (PT-AC) ao avaliar o que está acontecendo no país.

Ele comentou que a lei do impeachment é antiga, de 1950, e não foi atualizada pelo Congresso Nacional. Por isso, sua aplicação deixou o Brasil na estranha situação de ter dois presidentes: Dilma Rousseff, que está afastada; e Michel Temer, na interinidade.

Segundo o senador, embora interino, Temer tem poderes para mudar a estrutura do governo, com a extinção e fusão de ministérios, por exemplo, e de demitir pessoas no Palácio do Planalto.

Jorge Viana também criticou a barreira colocada perto do Palácio do Jaburu, onde mora Michel Temer, que é próximo do Palácio da Alvorada, onde mora a presidente Dilma.  Com isso, quem precisa ir ver a presidente é parado e precisa de autorização do Jaburu para passar, informou o senador.

— Faço um apelo ao presidente do Supremo, ministro Lewandowski: questione as autoridades instaladas provisoriamente no Palácio do Planalto se isso é legal.  Faço um apelo às autoridades: que garantam o ir e vir conforme estabelece a Constituição. Eu espero que a imprensa possa ir lá ver, saber por quê, porque eles poderiam resolver isso fácil: uma barreira na parte da rua para quem quiser visitar o Jaburu e quando alguém disser que está indo visitar a presidente Dilma não ter que dar nome.

Jorge Viana também afirmou ter sido deprimente o depoimento do deputado Eduardo Cunha hoje no Conselho de Ética da Câmara, que investiga o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)