Joinville ganha título de Capital Nacional da Dança

Da Redação | 19/05/2016, 16h44

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, vai receber o título de Capital Nacional da Dança. Foi aprovado no Plenário do Senado nesta quinta-feira (19) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 88/2015, que confere o título ao município catarinense. O texto, de autoria do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), segue agora para sanção da Presidência da República.

Há mais de 30 anos, Joinville promove um festival de dança considerado pelo Guiness Book como o maior evento no mundo em número de participantes: em torno de 4,5 mil bailarinos. Ao mesmo tempo que o Festival de Dança de Joinville, acontecem também a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta – voltado para crianças –, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

A cidade também sedia a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia. Segundo o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), que relatou a matéria quando passou na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a escolha da cidade pela companhia russa apenas confirma a vocação da região para a dança. O objetivo da unidade do Bolshoi de Joinville é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Ao aprovar o PLC em Plenário, o vice-presidente Jorge Viana (PT-AC) destacou que a proposta também é uma homenagem ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), falecido em maio de 2015. Foi ele que, quando prefeito de Joinville, cedeu uma área de seis mil metros quadrados para instalação da sede do Bolshoi no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)