José Pimentel pede apuração sobre panfleto apócrifo que o calunia

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 20h12

O senador José Pimentel (PT-CE) pediu providências à Mesa do Senado em relação a um panfleto que questiona sua atuação em uma votação na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo o senador, o documento foi distribuído nesta quarta-feira (18) no Senado.

O panfleto, sem assinatura, carimbo ou identificação, diz que houve “equívoco” na indicação de Carlos Eduardo Barbosa Paz para o cargo de defensor público geral federal, já que ele não teria sido o mais votado dentro da categoria. O nome do indicado foi aprovado na CCJ no início de maio, tendo o senador Pimentel como relator.

Conforme o senador, as primeiras informações dão conta de que um grupo de defensores públicos distribuiu o documento no Senado, que pede ainda a devolução da indicação e que o governo interino de Michel Temer reavalie o nome indicado. Pimentel lamentou o fato de servidores públicos, que deveriam estar trabalhando em defesa do povo, estarem distribuindo documento apócrifo no Senado.

— São servidores públicos, que lamentavelmente não têm a coragem e a honradez de assinar o documento. É um documento apócrifo. A Constituição Federal garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato, como o caso concreto.

Pimentel pediu à Polícia Legislativa para identificar os autores do texto, à advocacia do Senado para abrir processo e à Mesa para enviar um ofício sobre o ocorrido à Defensoria Pública da União.

Em aparte, os senadores Randolfe Rodrigues, Tasso Jereissati, Aloysio Nunes Ferreira, Ana Amélia e Fernando Bezerra Coelho repudiaram as insinuações do texto e apoiaram Pimentel. Eunício de Oliveira destacou o comportamento ético de Pimentel, enquanto Benedito de Lira elogiou a história pública do colega.

Ao fim do discurso de Pimentel, o presidente Renan Calheiros determinou a adoção “com urgência” das diligências policiais e jurídicas para identificar os responsáveis pela distribuição do panfleto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)