Senado escolhe empresários que receberão o Diploma José Ermírio de Moraes

Da Redação | 26/04/2016, 10h04

Pela sétima vez, o Senado entregará neste ano o Diploma José Ermírio de Moraes, conferido a empresários que se destacam no país.

— O que os distingue a ponto de merecer as homenagens é a capacidade de empreender, de identificar oportunidades, agregando valor ao seu negócio, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país — explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros, durante a entrega do diploma no ano passado.

O Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes definiu que, em 2016, serão homenageados Abílio Diniz, Jandir José Milan e José Augusto Vieira, em sessão especial do Senado Federal marcada para 24 de maio, às 11h, no Plenário do Senado. O Conselho do Diploma é presidido pelo Senador Douglas Cintra (PTB-PE).

Agraciados

Abílio Diniz - Natural da cidade de São Paulo, formou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui as bandeiras de varejo Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Ponto Frio. Foi sócio majoritário das Casas Bahia. Atualmente, preside o Conselho de Administração da BRF (conglomerado que reúne as marcas Sadia e Perdigão).

Jandir José Milan - Natural de Concórdia (SC) e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná, é o atual presidente da Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

José Augusto Vieira - Natural de Lagarto (SE), é empresário desde 1960, quando fundou a Fumo Saci, empresa que contribuiu para a expansão do comércio do fumo em toda Região Nordeste. Com perfil empreendedor, José Augusto é o proprietário da marca de produtos alimentícios Maratá.

Quem foi José Ermírio

Nascido no interior de Pernambuco, em 1900, o engenheiro José Ermírio de Moraes foi eleito senador da República em 1962. No ano seguinte, foi nomeado ministro da Agricultura do presidente João Goulart, cargo que ocupou durante apenas cinco meses. Com o golpe militar, foi muito atacado por suas posições, mas não abandonou a atividade parlamentar. Cumpriu até o final o mandato de senador, encerrado em 1971.

José Ermírio de Moraes faleceu em 1973, deixando como legado um dos maiores grupos empresariais do país, o Grupo Votorantim, que reúne companhias de vários segmentos, com ênfase em setores da economia de base. Presente em mais de 20 países, o grupo está estruturado em três segmentos — industrial, financeiro e de novos negócios — e emprega 40 mil pessoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)