Humberto Costa espera que Senado 'corrija erro' da Câmara e rejeite impeachment

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/04/2016, 16h14

Em discurso nesta segunda-feira (25), o senador Humberto Costa (PT-PE) classificou como “golpe parlamentar” a autorização do processo de impeachment pela Câmara e afirmou que o vice-presidente Michel Temer é um “traidor e conspirador” que jogará o Brasil no abismo. No entendimento do senador, a tentativa de afastamento da presidente Dilma Rousseff é ilegal e ilegítima por basear-se em crimes inexistentes e contrariar a vontade da maioria do eleitorado.

O senador sublinhou que muitos deputados que votaram a favor do impeachment são questionados na Justiça e, se aprovado o afastamento de Dilma, os opositores do governo do PT movidos pelo combate à corrupção serão “manchados” pela presença de Eduardo Cunha como presidente em exercício. O senador espera que o Senado possa corrigir o erro da Câmara e rejeitar o impeachment, e cobrou vigilância para que o processo não sofra com violações ao direito de ampla defesa.

— Do lado de cá, nós vamos lutar com todas as nossas forças para tirar o país dessa situação, preservar a Constituição e a ordem democrática, e dizer não a essa vergonha que querem impor à nossa democracia — frisou.

Humberto Costa, que é líder do Governo no Senado, também afirmou que vai trabalhar para que o relator na Comissão Especial criada para analisar o impeachment seja um nome de consenso e que vai contestar a indicação do senador Antônio Anastasia, do PSDB, indicado pela oposição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)