Valdir Raupp comemora aprovação de projeto com novas regras de gestão dos fundos de pensão

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/04/2016, 16h32

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou aprovação pelo Senado do projeto que cria regras para melhorar a gestão os fundos de pensão de estatais ligadas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Segundo ele, a má administração do dinheiro dos fundos de pensão motivou a apresentação e aprovação da proposta, que agora será analisada pela Câmara dos Deputados.

Dentre as inovações, destacou Valdir Raupp, está a instituição do cargo de conselheiro independente, a ser escolhido em processo seletivo, e cujo objetivo será o de ser o ponto de equilíbrio entre representantes dos patrocinadores e dos participantes e assistidos dos fundos de pensão.

A proposta também restringe a possibilidade de exercício de cargos executivos dos fundos de pensão apenas às pessoas que estejam afastadas há, no mínimo, dois anos das atividades político-partidárias, acrescentou o senador.

— Não tenho dúvidas de que o texto aprovado pelo Senado Federal modernizará a gestão das entidades fechadas de previdência complementar, protegendo-as da ingerência político-partidária, aperfeiçoando o mecanismo de fiscalização e conferindo-lhes maior grau de profissionalismo. Os fundos de pensão são depositários e gestores da poupança amealhada ao longo da vida por milhões de trabalhadores brasileiros. daí seu alto valor social.

Ao tratar da crise política, o senador Valdir Raupp lembrou que o PMDB apoiou os governos do PT por treze anos e lamentou que, apesar de tudo isso, alguns governistas agora digam, injustamente, que o PMDB é golpista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)