Telmário Mota diz esperar responsabilidade do Senado na análise do impeachment

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2016, 17h37

Telmário Mota (PDT-RO) disse nesta segunda-feira (18) esperar "juízo" do Senado na condução do processo do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Com a admissão do processo pela Câmara, o pedido agora será analisado pelo Senado. Para o senador, a Casa tem que agir com responsabilidade e respeito ao processo legal.

O senador disse considerar que o momento oferece uma oportunidade de buscar o que realmente interessa ao Brasil. Para ele, Dilma Rousseff precisa conversar com os partidos em prol da união nacional.

"Insurreição de hipócritas"

Ele também criticou a superficialidade dos discursos de parlamentares que votaram a favor do impeachment na Câmara dos Deputados. Para ele, os deputados que votaram pelo impedimento não trataram das necessidades dos eleitores, como saúde, educação, segurança, e também não deram razões para admitir o processo.

— Do lado do 'sim', só dois se referiram às pedaladas [que sustentam ao pedido de impeachment], somente dois. Os demais fizeram em um verdadeiro show, que deixa, sem dúvida alguma, o Congresso com menos crédito do que tem hoje.

O senador disse considerar triste a maneira como se deu a votação na Câmara e lembrou análises feitas pela imprensa europeia sobre o processo. Parte dos veículos internacionais, disse Telmário, classificou a votação como “carnaval” e “insurreição de hipócritas”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)