Gleisi Hoffmann critica conduta dos deputados durante votação do impeachment

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2016, 17h11

Em pronunciamento nesta segunda-feira (18), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que domingo passado foi um dia triste para democracia brasileira devido à decisão da Câmara dos Deputados favorável à abertura do processo de impeachment como a presidente Dilma Rousseff.

Para a senadora, a decisão é "fatídica" porque feriu a Constituição e relativizou o poder do voto do eleitor pois a denúncia contra a presidente não se baseia em crime de responsabilidade claro e bem definido, como exige o texto constitucional.

Gleisi Hoffmann também reclamou que, ao declararem seu voto durante a votação na Câmara, os deputados falaram de tudo, menos dos fatos apontados como causa do processo contra a presidente.

A senadora disse ainda que o Brasil virou chacota na imprensa internacional, com jornais europeus afirmando que a votação parecia um carnaval e que muitos deputados não estavam à altura da gravidade da situação. Gleisi Hoffmann espera que no Senado Federal tudo seja diferente.

— Que a gente possa de fato cumprir todos os prazos e todos os processos e discutir o conteúdo. Eu quero discutir aqui. Já falei nesse Plenário o que significam os decretos de suplementação e a pedalada fiscal, que é uma só, que se refere ao Banco do Brasil, ao Plano Safra. E que vamos discutir exaustivamente, inclusive a lei que a ampara, assim como os decretos, que encontram base legal, e que têm sido feitos por diversos governadores nos estados brasileiros— ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)