CPI do Futebol deve votar de novo convocações de Del Nero e Ricardo Teixeira, decide Renan

Guilherme Oliveira | 07/04/2016, 16h26

O presidente do Senado, Renan Calheiros, determinou que a CPI do Futebol refaça a votação dos requerimentos que convocam Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira para depoimento. Eles haviam sido aprovados em reunião nesta quarta-feira (6). Senadores recorreram da decisão e a palavra final sobre o assunto será do Plenário.

A determinação veio em resposta a uma questão de ordem levantada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), membro da CPI. Segundo ele, a votação foi realizada sem o quórum necessário e , portanto, deve ser invalidada.

Renan afirmou que o quórum foi verificado corretamente, mas determinou a repetição da votação para garantir o contraditório, uma vez que não houve pedido de verificação de votos.

— Mando que se reproduza a votação para garantir o direito daqueles que divergem de verificar a presença dos senadores, para que não haja “gol de mão”. Senão vamos banalizar a convocação de pessoas — justificou Renan.

A decisão foi contestada no Plenário por alguns senadores. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que esteve presente à reunião, relatou que os membros que se opunham às convocações optaram por não comparecer. Para Randolfe, a deliberação da CPI deve ser mantida porque o quórum foi obtido mesmo sem a presença dos que se opõem à convocação de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira.

— O direito não socorre aquele que dorme. Houve uma tentativa de obstrução que foi derrotada pela maioria dos membros da CPI, que viabilizaram o quórum —argumentou Randolfe.

Os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO), Alvaro Dias (PV-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também recorreram da decisão de Renan. O presidente encaminhou o recurso para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que deve dar parecer em até dois dias úteis. Depois disso, a decisão definitiva sobre a questão será do Plenário.

Até a deliberação definitiva, as convocações de Del Nero, Teixeira e outros dois investigados da CPI estão suspensas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)