Dias Toffoli cita decisões do TSE para fortalecer a atuação feminina na política

Da Redação | 31/03/2016, 13h12

No lançamento da campanha "Mulheres na Política", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Corte, ministro José Antonio Dias Toffoli, garantiu que o tribunal procura interpretar a legislação eleitoral de forma a amplificar a participação feminina na política. A campanha foi lançada em sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (31).

Ele citou decisões recentes dos ministros Gilmar Mendes, Luciana Lossio e Henrique Neves penalizando partidos por descumprirem preceitos referentes a cotas do Fundo Partidário e por não incluírem pautas relacionadas à temática nas inserções do horário eleitoral gratuito.

— Mais do que cumprir cotas de gênero nas candidaturas, é preciso dar real efetividade a mecanismos legais no que se refere a esse assunto. É parte de um desafio cultural que envolve toda a sociedade brasileira —afirmou o ministro.

Dias Toffoli anunciou também o lançamento da campanha "Igualdade na Política" que, a partir de sexta-feira (1º), veiculará spots institucionais nas TVs, rádios e nas redes sociais, por meio da hashtag #mulheresnapolitica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)