CE ouve relato sobre experiência australiana de implementação de currículo escolar nacional

Da Rádio Senado | 30/03/2016, 20h12

Na série de audiências que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vem promovendo sobre a Base Nacional Comum Curricular, os senadores puderam conhecer, nesta quarta-feira (30), o currículo escolar australiano. A proposta define que os estudantes desenvolvam diversas habilidades, da matemática à criatividade. Essas habilidades devem ser trabalhadas entre as áreas tradicionais e temas transversais: ciências humanas e sociais, educação física, tecnologias, pensamento crítico e criativo, sustentabilidade e história e cultura dos aborígines e dos indígenas.

Phil Lambert, diretor da entidade responsável pelo desenvolvimento e implementação do currículo nacional na Austrália elogiou a iniciativa brasileira de ouvir a população na elaboração da Base Comum. Ele lembrou ainda que as escolhas devem ser feitas levando em conta o que é melhor para o país.

— É importante ter um currículo flexível, mas ainda inspirador. É importante que todas as crianças, independente de onde elas moram e da situação econômica, tenham acesso e possam usufruir das possibilidades educacionais.

O representante do Ministério da Educação, Ricardo Cardoso, pediu união entre os poderes para garantir que as escolas tenham as condições necessárias para fazer a base curricular funcionar.

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) ressaltou que é necessário não apenas a unificação do currículo escolar, mas uma boa formação dos professores.

— Tão importante quanto acertar o currículo é depois ter professores com formação adequada para poder cumprir esse currículo. Porque senão vamos continuar fazendo leis com muita dificuldade de implementação.

A Base Nacional Comum Curricular está em fase de elaboração. Até junho deste ano a proposta final deve ser enviada para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)