Paim aponta necessidade de diálogo para superar crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/03/2016, 19h36

Após observar que o país vive um momento de instabilidade social, política e econômica e que há uma expectativa grande sobre a decisão que o PMDB tomará amanhã em relação ao governo, o senador Paulo Paim (PT-RS) observou que o melhor caminho para o país superar essas dificuldades é o diálogo.

Ele disse estar preocupado com o clima de violência que está tomando nas ruas, em que pessoas são agredidas por ter uma posição pró ou contra o governo e o impeachment. Isso não é bom para o país, alertou o senador.

Paulo Paim comentou ainda as notícias de listas com nomes de políticos que teriam recebido dinheiro de empreiteiras desde a constituinte alertando que prejulgamentos devem ser evitados.

— Não estamos na lista. Agora, não sou daqueles que vêm aqui dizer que quem está na lista é culpado, porque seria prejulgamento.  As pessoas não podem fazer prejulgamento  porque ouviram falar, ou porque saiu numa rede social, ou num blog, enfim, ou no jornal. Então, o momento, para mim, não é de ódio, não é de violência, não é de condenar por antecipação. É de bom senso. Para o nosso país, a melhor forma é o diálogo.

Paulo Paim também contou que em debates no Rio Grande do Sul foi questionado por vários setores se não seria este o momento para o país fazer uma assembleia exclusiva para aprovar uma reforma política, eleitoral e partidária para que, nas próximas eleições gerais, o brasileiro possa eleger seus representantes sob novas regras. A ideia é interessante na opinião do senador.

Dia da Água

Paulo Paim ainda saudou o Dia da Água, comemorado em 22 de março, alertando que todos precisam valorizar e cuidar desse bem essencial à vida. Ele lamentou o mau uso e o desperdício de água, bem como as práticas deletérias que provocam a poluição dos rios, a destruição de nascentes e o esgotamento de reservas subterrâneas.

Paim destacou que a humanidade tem pela frente um grande desafio no tocante aos recursos hídricos, já que, pelas previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025 cerca de dois terços da população mundial será afetada pela falta de água potável.

— É por isso  que não basta garantir o fornecimento regular da água. É preciso garantir sua potabilidade. Devemos nos conscientizar sobre os cuidados que devem ser tomados e reforçar nosso compromisso no sentido de preservar esse recurso fundamental para a vida: a água.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)