Senado extingue uma centena de cargos

Da Redação | 23/03/2016, 14h13

A Mesa do Senado, reunida nesta quarta-feira (23), decidiu extinguir uma centena de cargos efetivos. O presidente da Casa, Renan Calheiros, informou que esses postos estão vagos em decorrência de aposentadorias e não serão mais preenchidos, pois não há mais necessidade para isso. Veja a lista de extinção dos 100 cargos efetivos vagos:

– Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo: supressão de 50 vagas;

– Técnico Legislativo, especialidade Administração: supressão de 25 vagas;

– Técnico Legislativo, especialidade Informática Legislativa: supressão de 3 vagas;

– Técnico Legislativo, especialidade Processo Industrial Gráfico: supressão de 17 vagas;

– Consultor Legislativo, especialidade Assessoramento Legislativo: supressão de 5 vagas.

Outra decisão da Mesa foi reduzir para seis horas diárias a carga de trabalho das funcionárias do Senado que estão amamentando. Essa redução valerá até o 15º mês do bebê ou até o fim da amamentação — o que vier antes.

— É uma conquista das mulheres, servidoras do Senado Federal. Ontem (22) nós votamos também uma matéria importante que vai demarcar o aperfeiçoamento institucional com relação às mulheres. Nós aprovamos dois projetos da senadora Simone Tebet (PMDB-MS). Um deles cria o Observatório da Violência Contra a Mulher. Quando nós votamos, há dez anos, a Lei Maria da Penha, o artigo 8º exigia a necessidade de nós termos um observatório, que disponibilizasse as informações com relação à violência contra a mulher — recordou Renan Calheiros.

A Mesa Diretora também regulamentou a exibição do conteúdo multimídia nos painéis eletrônicos do plenário do Senado. Renan esclareceu que esse serviço vai enriquecer os pronunciamentos e discussões nas sessões especiais.

Destaques

Também foi aprovado na reunião o Projeto de Resolução (PRS) 12/2015, apresentado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), com o objetivo de estabelecer o número de requerimentos de destaques (sugestões de mudanças a projetos em votação) que podem ser apresentados pelas bancadas partidárias independentemente de aprovação pelo Plenário.

O relatório do senador Jorge Viana (PT-AC), acatado pela Mesa, determina que os partidos com 3 a 8 senadores poderão apresentar um destaque; os com 9 a 14 senadores, dois destaques e as legendas com mais de 14 parlamentares, três destaques. Viana explicou que o projeto assegura que as minorias, de forma proporcional às bancadas, tenham a garantia de que as propostas serão analisadas pelo Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)