Renan defende equilíbrio entre poderes e pede cuidado com a democracia

Da Redação | 22/03/2016, 17h20

O presidente Renan Calheiros afirmou nesta terça-feira (22) que, como presidente do Congresso Nacional ele precisa de isenção para “recolher pontos de vista pensando no Brasil”. Em sua avaliação, o presidente do Congresso precisa ser “isento, responsável” e se preocupar com o cumprimento das funções constitucionais do Legislativo.

— Nenhum poder pode pensar em atropelar a função de outro poder. Se isso acontecer, nós vamos ter crise institucional no Brasil. A democracia no Brasil, apesar de nós vivermos esse período de longevidade constitucional, ainda é frágil. Então todos nós temos que fazer a nossa parte, cumprir o nosso papel, conversar com todo mundo e construir caminhos, a sociedade espera que nós façamos isso.

A declaração do presidente foi dada depois de reuniões com o líder do Democratas, senador José Agripino (RN), com o ex-presidente Lula e com o ex-presidente José Sarney. Segundo Renan, as conversas trataram da situação econômica do país e a atual conjuntura política.

— Se nós não cuidarmos do Brasil, se nós não tivermos condições para resolver a crise, nós vamos levar esse país a um retrocesso inimaginável e ninguém pode colaborar com isso — cobrou o presidente.

Impeachment

Renan Calheiros afirmou ainda que, como o processo de impeachment terá sua admissibilidade apreciada pelo Senado caso passe na Câmara, é preciso “mais do que nunca”, que o presidente do Senado demonstre equilíbrio, responsabilidade e bom senso.

— Eu acho que a democracia conta muito com essa isenção ou com essa independência. Mas do que nunca, na crise, os poderes precisam ser independentes. Se tiver algum poder no Brasil pensando em grilar as funções dos outros poderes, sem dúvida nenhuma, eles precisam saber que estarão agravando a crise. Eu acho que a responsabilidade e o equilíbrio cobra de todos nós que tenhamos bom senso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)