Capiberibe demonstra preocupação com desdobramentos de crise política

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2016, 16h29

Ao avaliar que as eleições de 2014 ainda não terminaram, o senador João Capiberibe (PSB-AP) está preocupado com os desdobramentos do processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional e conclamou todos a buscarem uma saída menos traumática para a crise atual.

Para ele, se o pedido for arquivado, a oposição continuará em pé-de-guerra e a sociedade, nas ruas, pedindo o fim da corrupção, ambos incentivados pela mídia. Se houver impeachment, acrescentou o senador, os perdedores irão para a oposição e cobrarão investigações de integrantes da provável aliança entre PMDB e PSDB.

E esses prováveis cenários, qualquer que seja o desfecho, disse João Capiberibe, mostram o racha social que contaminou o país, com reflexos na economia e até mesmo nas relações entre familiares, amigos e vizinhos.

— Qualquer que seja a decisão, nós vamos ampliar a crise e a cisão na sociedade brasileira. E nós temos que ser responsáveis para entender isso, para entender e buscar uma alternativa. É isso o que eu estou colocando e eu vou insistir até o último momento. É claro que no dia que eu vier votar aqui, se chegar o processo aqui na casa, eu vou me posicionar com absoluta clareza. Eu nunca fui de esconder o que eu penso, mas desta vez, eu repito, eu não tenho apreço pelos dois lados que disputam o poder.

O senador disse ainda que o trabalho da Justiça tem sido rápido e inusitado, com a condenação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Construtora Odebrecht.

No entanto, ao ponderar que são praticamente iguais os valores das doações da Odebrecht para os candidatos do PT e do PSDB e que não há como distinguir o que é de origem lícita da ilícita, o senador acredita que as doações da empresa atingem todos os candidatos que disputaram os votos em 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)