Renan Calheiros diz que é momento de 'prudência' e 'equilíbrio'

Soraya Mendanha | 17/03/2016, 19h24

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quinta-feira (17) que é preciso aguardar com “prudência” e “equilíbrio” os desdobramentos de um eventual processo de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff.

— Primeiro ele [o processo] vai tramitar na Câmara dos Deputados e se aprovado lá virá para o Senado. Não convém que façamos comentários agora — ponderou.

Lula

Renan Calheiros afirmou que prefere não acreditar nas declarações do ex-presidente Lula, que em conversa com Dilma Rousseff, grampeada pela Polícia Federal, disse que as cúpulas do Poder Legislativo estão “acovardadas”. De acordo com Renan, qualquer comentário que colabore com o enfraquecimento das instituições e dos Poderes não fará bem à democracia.

— Se os comentários vazados pelos grampos parecerem ofensivos às instituições eles não estarão colaborando com a democracia. Qualquer comentário que desmereça as instituições não é bom para democracia — destacou.

Posse

Indagado sobre o não comparecimento na posse de Lula como ministro da Casa Civil, Renan destacou que o seu comportamento como presidente do Congresso tem sido institucional e que agora, mais do que nunca, o seu papel precisa ser de absoluta isenção.

— Não tenho ido a posses. Como presidente do Congresso, minha função é institucional. Nada que possa derivar para uma participação política ou partidária merece ter o meu prestígio — justificou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)