Lasier Martins pede a renúncia da presidente Dilma Rousseff

Da Redação | 17/03/2016, 14h46

O senador Lasier Martins (PDT-RS) foi à tribuna do Plenário pedir a renúncia da presidente da República, Dilma Rousseff. Para o parlamentar, a presidente desdenhou da vontade popular ao insistir na nomeação de Lula para ministro, gerando mais revolta e protestos.

— Renuncie, Dilma, renuncie! A República está sagrando, e não podemos permitir que isso continue. Será mais nobre. Até porque, se não houver a renúncia, adiante haverá o impeachment. Acabe com esse sofrimento — apelou.

Lasier Martins disse que o "desastrado" governo levou ao país ao caos econômico e moral, como nunca se tinha visto, e o povo foi às ruas porque não aguenta mais.

— É evidente que estamos vivendo momento tempestuoso, mas não podemos acreditar que essa situação persevere quando o pretenso novo ministro agride as instituições. Lula chamou STF e STJ de acovardados, usou palavras de baixo calão para se referir aos presidentes do Senado e da Câmara. Uma linguagem de penitenciária que está em todos os áudios produzidos — protestou.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) reforçou as críticas, dizendo que falta ao ex-presidente qualificação moral para ocupar cargos relevantes na República.

Cristovam Buarque (PPS-DF) ressaltou a incapacidade do PT para fazer autocrítica.

Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o futuro do Brasil é que está em jogo no momento e que a superação das atuais dificuldades "só acontecerá quando houver respeito à lei e à Constituição".

Em defesa de Lula, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) observou que a conversa gravada entre ele e a presidente Dilma Rousseff não registra nenhuma ilegalidade e que o juiz Sérgio Moro, sim, incorreu em ato ilegal ao divulgar o diálogo. Segundo ela, por envolver autoridade com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (a presidente da República), Moro nada poderia fazer a não ser enviar o grampo para o STF.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)