Congresso realiza sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Artesão

Soraya Mendanha | 14/03/2016, 17h58

O Congresso Nacional realiza, na próxima quinta-feira (17), sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Artesão. O evento terá início às 11h, no Plenário do Senado, e contará com a apresentação dos repentistas do Rio Grande do Norte, Chico de Assis, e de Brasília, João Santana.

A sessão acontece por iniciativa da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), do senador Douglas Cintra (PTB-PE) e do deputado Givaldo Vieira (PT-ES), que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Artesão e em Apoio ao Artesanato Brasileiro. O Dia Nacional do Artesão é comemorado no dia 19 de março. A data foi escolhida por ser também o dia de São José, padroeiro da profissão.

Para Fátima Bezerra, que é vice-presidente da frente, o Brasil precisa olhar com cautela para esses profissionais e ver o artesanato como atividade de desenvolvimento econômico, e não apenas de caráter social ou terapia ocupacional.

— O artesanato é fator de geração de renda e de inclusão social para muitas famílias do país e, portanto, sua importância merece ser reconhecida — destacou a parlamentar.

Foram convidados para sessão de homenagem, a presidenta da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, Isabel Gonçalves; a Mestra Artesã de Pernambuco Marliete Rodrigues; o Mestre Artesão Darlindo do Pará; e o representante da Secretaria de Governo, Renato Simões.

Em de outubro de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto que regulamentou a profissão de artesão. A Lei 13.180, de 22 de outubro de 2015, foi uma conquista de mais de 10 milhões de artesãs e artesãos.

Com informações da assessoria da senadora Fátima Bezerra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)