Vanessa Grazziotin critica 'espetacularização de ações judiciais'

Da Redação | 07/03/2016, 19h41

Em discurso nesta segunda-feira (7), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrida na sexta-feira passada foi uma “espetacularização de ações judiciais”.

Ela citou o Código Penal para defender que a condução coercitiva só pode ser usada caso o intimado recuse-se a depor, o que não teria ocorrido no caso. Para ela, a condução de Lula foi um fato grave, uma ação violenta, agressiva e ilegal. Disse ainda que o juiz Sérgio Moro está desde então tentando se justificar.

Vanessa Grazziotin destacou que juristas de renome, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, e ex-integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso estão condenando com veemência a iniciativa da Polícia Federal.

A senadora também informou que ela e outros parlamentares de partidos de esquerda foram recebidos por manifestantes nesta segunda (7) no aeroporto de Brasília. Segundo ela, esses manifestantes gritavam ‘fora comunistas’ e empunhavam cartazes escritos à mão, em inglês, com frases similares, inclusive defendendo a volta da ditadura militar.

— Isso é inaceitável e repugnante, lembra o que ocorreu em 1964 — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)