Marta Suplicy relata críticas à proposta de um currículo básico comum para todas as escolas

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2016, 19h17

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) registrou em Plenário algumas críticas feitas por especialistas à proposta do Ministério de Educação de um currículo básico comum para todas as escolas do país.

Entre as críticas apresentadas durante debate nesta quarta-feira (2) na Comissão de Educação do Senado está a de a proposta ter sido elaborada por especialistas não representativos da área e no curto período de dois meses, quando países com melhor desempenho educacional levam até dois anos.

Os debatedores reclamam também de pontos específicos, como o fato de o currículo da língua portuguesa continuar privilegiando o uso social da língua, deixando o ensino da gramática à decisão do professor.

De acordo com Marta Suplicy, os debatedores alertaram que, antes de mudar o currículo, é preciso discutir se o país quer manter o modelo educacional vigente e avaliar as causas do mau desempenho dos estudantes brasileiros nos exames internacionais.

- Ouve-se nos corredores do Congresso Nacional que o Ministério da Educação pretende dar à nação, em junho de 2016, dentro do prazo estabelecido pelo Plano Nacional de Educação [PNE], os novos currículos escolares. Eu diria que a nação não merece e não quer esse presente de grego - afirmou Marta Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)