Lasier Martins é o novo presidente da CCT

Da Redação | 01/03/2016, 10h47 - ATUALIZADO EM 01/03/2016, 18h59

Indicado pelo PDT, o senador Lasier Martins (PDT-RS) é o novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Eleito por aclamação, o gaúcho comandará o colegiado até o fim de 2016 e promete envidar esforços em busca de mais recursos para o setor científico e tecnológico, além de ajudar na aproximação entre setor público, privado e universidade.

Lasier lamentou os cortes de recursos feitos pelo governo no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

— Sabemos que os países desenvolvidos são justamente aqueles avançados em Ciência e Tecnologia — disse.

Único a concorrer ao cargo, Lasier Martins substitui o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que deixou o PDT e renunciou à presidência da CCT. Ele parabenizou o desempenho de Cristovam à frente da comissão, mas lamentou o baixo comparecimento de senadores nas reuniões do colegiado.

— Desde que cheguei ao Senado, esta comissão me chamou a atenção pela importância que tem, mas percebi que tem havido pouca participação, algo que temos que rever. Precisamos ter mais quórum — frisou.

O líder do PDT, senador Acir Gurgacz (RO), desejou sucesso a Lasier e parabenizou Cristovam, que comandou o colegiado desde o início de 2015.  A indicação do senador gaúcho foi elogiada pelos demais membros da comissão.

— O PDT foi muito feliz em indicar o senador Lasier para a presidência — resumiu o vice-presidente da CCT, Hélio José (PMB-DF), que ficou de pé, assim como os outros senadores no momento da proclamação do resultado da eleição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)