Plenário aprova entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz também a homens

simone-franco | 05/03/2015, 14h51

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (5), a possibilidade de concessão do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a homens com atuação relevante em prol da causa feminina. Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com cinco emendas já aprovadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) foi apresentado, pouco antes da votação, pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP). A proposta (PRS 40/2014) segue agora à promulgação pela Comissão Diretora.

De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o projeto altera a Resolução 2/2001, permitindo a indicação de um homem entre as cinco pessoas agraciadas anualmente pela comenda. Para Vanessa, é preciso reconhecer que as mulheres não estiveram sozinhas na jornada em favor da igualdade plena entre homens e mulheres.

— É necessária a construção de um novo paradigma para as relações de gênero, ancorado na superação da oposição entre o masculino e o feminino e na consolidação de um modelo fundado em valores como harmonia, parceria e solidariedade. Convém ainda deixar claro que o respeito mútuo é um objetivo comum e apoiar as causas femininas é mérito também dos homens — afirmou Vanessa.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) considerou que a mudança trazida pelo PRS 40/2014 vem modernizar a luta da mulher.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)