Lasier Martins critica 'fúria arrecadatória' do governo federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/02/2016, 15h52

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou duramente o que chamou de "tempestade tributária" promovida pelo governo federal, que, segundo ele, tem devastado as economias domésticas, pessoais e empresariais.

E o mais recente exemplo disso, afirmou o senador nesta terça-feira (23), foi o fim da isenção sobre as remessas ao exterior destinadas ao pagamento de serviços de turismo. Com isso, as agências de turismo, ao fazerem a reserva para garantir a hospedagem, por exemplo, terão que pagar um tributo de 25%.

Lasier Martins disse que esse imposto põe em risco 600 mil empregos de operadores e agentes de viagens, aterrorizando o setor.

O senador também chamou de "fúria arrecadatória" do governo o aumento da cobrança do IPI sobre bebidas quentes, fim da isenção de algumas tarifas para compra de computador, smartphones, notebooks e tablets, e aumento de impostos sobre produtos industrializados, como chocolate, sorvete e cigarros.

— Nós estamos vivendo uma avalanche de tributos. Não escapa nada. Não escapa ninguém. Tudo na tentativa de salvar os déficits extraordinários, estratosféricos que este governo vem colecionando. Aonde nós vamos chegar?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)