Senadores pedem esclarecimento de denúncia atribuída a Delcídio

Da Redação | 22/02/2016, 19h30

Senadores reagiram nesta segunda-feira (22) a uma declaração polêmica atribuída ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS) que circulou na imprensa. Segundo jornais, Delcídio teria dito a interlocutores que “leva metade do Senado” consigo caso tenha seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.

Em discursos no Plenário, colegas do senador, que foi liberado da prisão preventiva na semana passada, pediram que Delcídio venha a público desmentir a declaração ou divulgar os nomes dos parlamentares que pretende denunciar.

— Eu queria conversar com o senador Delcídio. Se essa declaração for verdade, faço um apelo: ou desfaça essa fala ou decline os nomes que acha que devem cair também. Fazendo isso estará contribuindo muito para o Brasil. O que não pode é que todos fiquem suspeitos — disse o senador Telmário Mota (PDT-RR), primeiro a tocar no assunto.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) observou que a suposta declaração estampou a capa da Folha de S.Paulo, o jornal diário de maior circulação do país, o que dá maior impacto e repercussão ao fato.

— Não admito ser colocada sob suspeição. Essa não é uma notícia qualquer. Quero crer que ele não tenha dito isso, mas ele precisa procurar a imprensa. Se não, fica parecendo que o Senado é composto de reféns — afirmou.

Vanessa disse também que, caso Delcídio desminta publicamente a declaração, os jornais devem publicar a correção com o mesmo destaque dedicado à manchete original.

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse não acreditar que a frase tenha sido inventada pela imprensa. Ela ponderou a possibilidade de a declaração fazer parte de uma manobra para pressionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que julgará a representação contra Delcídio.

— Se for apenas uma ameaça para tentar intimidar o Conselho de Ética, é uma situação grave e inusitada. O que vale é a instituição e é por ela que nós devemos zelar. É preciso dar nome aos bois.

Cristovam Buarque (PDT-DF) também solicitou esclarecimentos. Para ele, declarações como essa deixam todo o Senado sob suspeita.

— Primeira coisa é saber: a notícia é confirmada ou não? Depende do senador Delcídio. Se ele não confirmar, fica como uma matéria do jornal. Se ele confirmar, a gente precisa exigir que ele diga quais são os 50% — disse.

Da mesma forma, Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou explicações.

— Quero crer que é mais uma notícia e não uma afirmação. Se a notícia se confirmar, é preciso que se dê nome a esses senadores.

A assessoria do senador Delcídio do Amaral afirmou que ele não discursará no Plenário nesta terça-feira (23).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)