Renan anunciará pauta montada em conjunto com líderes na próxima semana

Da Redação | 17/02/2016, 22h36

O presidente do Senado, Renan Calheiros anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira (17), que fará sucessivas reuniões com os líderes partidários para divulgar, na semana que vem, uma pauta de votações construída com a participação de todas as bancadas. A intenção, segundo ele, é criar condições para movimentar as matérias consideradas mais polêmicas.

No início do ano legislativo, Renan já havia anunciado a disposição de abordar temas controversos, como o fim da participação obrigatória da Petrobras no pré-sal e a autonomia do Banco Central. Para o presidente, o Legislativo descuida de suas funções quando evita votar projetos por não haver consenso absoluto sobre eles.

— Nós vamos ter divergências, mas temos que deliberar. Quando o Congresso não delibera, criamos condições para que os outros poderes legislem, como acontece todos os dias. Isso é muito ruim. Quando acontece, significa que não estamos cumprindo o nosso papel — alertou.

O presidente já teve conversas com o líder do Bloco da Maioria (PMDB-PMB), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e informou que já na segunda-feira (22) anunciará uma pauta "intermediária", com a lista provisória de matérias consideradas prioritárias. Essa pauta será refinada ao longo de encontros posteriores com as demais bancadas.

Na terça-feira (23), Renan já tem encontros marcados com os Blocos de Apoio ao Governo (PT-PDT) e União e Força (PTB-PR-PSC-PRB), e também deverá se reunir com o Bloco Socialismo e Democracia (PSB-PPS-PCdoB-Rede).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)