Lúcia Vânia diz que saneamento básico é instrumento de defesa da vida

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/02/2016, 19h46

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) chamou a atenção para a necessidade de o poder público priorizar o saneamento básico como instrumento de defesa da vida e diminuição das desigualdades. O saneamento básico, lembrou a senadora, é tema da Campanha da Fraternidade 2016, que foi homenageada em sessão especial do Senado na última segunda-feira (15).

Dados do Ministério da Saúde apresentados pela senadora revelam que foram registradas, em 2013, mais de 240 mil internações por infecções gastrointestinais e mais de 100 milhões de brasileiros ainda não contam com coleta e tratamento de esgoto. A estimativa é de que a universalização do saneamento básico poderia gerar uma economia de R$ 27,3 milhões com a redução no número de internações.

A senadora lembrou os problemas enfrentados atualmente no país  com doenças como a Zika e a chikungunha, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Para ela, é preciso unir forças para enfrentar o problema.

- É hora de unirmos nossas forças - igreja, população em geral, entes políticos - para fazermos frente à crise da saúde que nos assalta neste momento - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)