Ivo Cassol volta a defender o uso da fosfoetanolamina

Da Redação | 03/02/2016, 20h41

O senador Ivo Cassol (PP-RO) defendeu nesta quarta-feira (3) o uso da fosfoetanolamina no combate ao câncer. Ele reconheceu que a pílula não é o único tratamento, mas disse que o uso do remédio não deve ser desprezado. O senador cobrou uma posição mais firme da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema. Segundo Cassol, o medicamento pode baratear o tratamento do câncer.

— O que precisamos é que o governo federal libere a produção da pílula por mais laboratórios — pediu Cassol.

O senador lembrou que nesta quinta-feira (4) será comemorado o Dia Mundial do Câncer, conforme calendário da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). No Brasil, a data tem o apoio do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo Cassol, trata-se de um dia especial, que deve comover os familiares de pessoas com câncer e também os parlamentares, que devem procurar maneiras de colaborar com o desenvolvimento dos tratamentos da doença.

— Eu peço a todos os pacientes de câncer: não desistam! Eu não vou desistir. Precisamos diminuir o custo do tratamento de saúde, para que todos sejam atendidos com dignidade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)