Fátima Bezerra critica pauta legislativa de 2016 e aponta projetos que 'não servem ao Brasil'

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/02/2016, 18h49

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou nesta quarta-feira (3) em Plenário que a agenda de votações da Casa inclui itens que “não servem ao Brasil”. Ela disse temer que, se os projetos não forem submetidos a "profundo debate", possam fazer o país voltar a um passado de “neoliberalismo radical”, com desigualdade, desemprego e sucateamento do Estado. Fátima Bezerra cobrou a formulação de medidas econômicas que recoloquem o Brasil no caminho do desenvolvimento, mas considera indispensável barrar no Congresso quaisquer retrocessos nas conquistas sociais.

— Entendemos que [as propostas legislativas] não vêm na direção de fortalecer o Estado brasileiro, para que o Estado brasileiro prossiga na sua caminhada de preservar o emprego, o poder de compra do trabalhador, a distribuição de renda, o emprego — declarou.

A senadora disse que espera a mobilização do povo e da bancada progressista na discussão da pauta. Ela atacou particularmente o Projeto de Lei da Câmara 30/2015, que regulamenta a terceirização de mão-de-obra, e a proposta (PEC 43/2015) de independência do Banco Central. Fátima também reprovou o Projeto de Lei do Senado 131/2015, que altera o marco regulatório da exploração de petróleo. Para ela, o pré-sal é um “tesouro” da população brasileira e as novas regras reduzirão a destinação social da receita petrolífera.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)