Elmano Ferrer defende a redução das taxas de juros do FNE

Da Redação | 03/02/2016, 21h18

O senador Elmano Ferrer (PTB-PI) destacou em pronunciamento, nesta quarta-feira (3), o protesto de Federações das Indústrias dos nove estados nordestinos contra a elevação das taxas de juros nas operações com Fundos Constitucionais. Para Elmano, a decisão do Conselho Monetário Nacional foi “equivocada” e deve acarretar grande prejuízo para os setores produtivos da Região.

O senador ressaltou que o aumento das taxas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) foi de 71,4% e deve causar a redução dos investimentos com aumento do desemprego e diminuição da renda. Ele fez um apelo ao governo federal.

— Na esperança que prevaleça o bom senso, que seja revisto esse equívoco pelo ministro da Fazenda e pelas demais autoridades do nosso país — pediu

Elmano também ressaltou que a elevação dos juros agrava a crise econômica e amplia os desequilíbrios regionais.  O parlamentar lembrou que os fundos de incentivos são desproporcionais às necessidades da Região e considerou “irrisórios” os recursos destinados ao Nordeste, no valor de R$ 14 bilhões para o FNE, além de R$ 2,2 bilhões para o Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE).

— O grande obstáculo no sentido de se criar condições diferenciadas para o desenvolvimento do Nordeste reside no excessivo viés setorial da administração federal, que termina por privilegiar as necessidades de investimento em áreas de forte concentração de renda, caso do Centro-Sul do país e da Região Sudeste  — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)