Pesca cooperativa com golfinhos pode render à Laguna título de capital nacional dos botos

Da Redação | 11/01/2016, 11h57

O município de Laguna, no litoral de Santa Catarina, pode ganhar o título de "capital nacional dos botos pescadores". A proposta consta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 192/2015, que está pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A denominação vem do fato de a cidade catarinense desenvolver a pesca cooperativa da tainha com o golfinho da espécie Tursiops truncatus. Em todo o mundo, prática semelhante só é encontrada em dois outros locais: Mauritânia, na África, e Mianmar, na Ásia.

A relação entre golfinhos e pescadores catarinenses já dura cerca de 150 anos. Os botos, em um movimento sincronizado, ainda inexplicado pela ciência, cercam o cardume de tainhas e emitem um sinal, cada um a seu modo, do momento certo para que os pescadores lancem a tarrafa ao mar. O aviso permite que eles capturem mais peixes do que o normal. Essa interação ocorre o ano inteiro.

O autor do PLC, deputado Esperidião Amim (PP-SC), explica que, apesar de ser avistado em todo o litoral brasileiro, só em Laguna, na região do Canal da Barra, o golfinho tem esse comportamento. A intenção de dar à cidade o título de capital nacional dos botos pescadores é não apenas divulgar essa forma peculiar de cooperação entre golfinhos e pescadores, mas também chamar a atenção para a necessidade de conservar os ecossistemas da região.

O relator do projeto na CE, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), aponta a concessão do título como um esforço para a preservação do meio ambiente e para a valorização das riquezas naturais do país. Além disso, observa ele, a iniciativa pode dar visibilidade ao município, estimulando o turismo e reforçando a economia local.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)