Benedito de Lira defende lisura das contas do governo Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/12/2015, 17h00

Ao questionar nesta terça-feira (8), em Plenário, a alegação na qual se baseou o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, o senador Benedito de Lira (PP-AL) afirmou que não há qualquer equívoco nas contas do governo de 2014.

Segundo ele, um dos pontos analisados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que baseou o pedido de impeachment foi o não repasse de recursos da União para a Caixa Econômica Federal para pagar benefícios sociais. Mas, no seu entender, uma eventual dificuldade do governo pode ser suprida temporariamente por uma de suas entidades, como a Caixa Econômica Federal, que foi ressarcida logo em seguida.

— Onde está o pecado, onde está o erro?  Será que a Caixa não integra o complexo organizacional do governo? Se houve operação financeira, ela não foi realizada em descumprimento das normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. O que vale é o plano global de atendimento do Bolsa Família. Como deixar de atender aos que dependem de tal plano apenas por um equívoco de algum burocrata? — questionou.

Benedito de Lira explicou que o parecer prévio do Tribunal de Contas da União tem conteúdo opinativo e não determina a decisão que venha a ser adotada pelo Congresso Nacional sobre o tema.

O senador citou ainda a opinião de economistas que questionam os fundamentos que basearam o parecer do TCU sobre as contas de 2014 do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)