Reconhecimento da profissão de designer de interiores passa na CAS e vai a Plenário

Da Redação | 02/12/2015, 12h13

Projeto que reconhece a profissão de designer de interiores e ambientes foi aprovado nesta quarta-feira (2) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para decisão final em Plenário.

O texto assegura o exercício da profissão a portadores de diploma de curso superior nas áreas de Design de Interiores, Composição de Interior, Design de Ambientes na especificidade de Interiores e em Arquitetura e Urbanismo.

O PLC 97/2015, apresentado pelo deputado Ricardo Izar (PSD-SP), teve a ementa modificada pelo relator na CAS, senador Paulo Paim (PT-RS). O texto original dispunha sobre a regulamentação da profissão, mas, com a modificação do relator, passará a dispor “sobre a garantia do exercício da profissão de designer de interiores e ambientes”.

A mudança foi necessária para evitar veto presidencial ao texto, como ocorreu em julho, com projeto que pretendia regulamentar a profissão de designer (PL 5712/2001). Paim lembrou que a redação da nova ementa resultou de acordo obtido em audiência pública realizada sobre a matéria.

— A profissão já existe, os profissionais já estão atuando, já tem universidade no país todo e queremos apenas assegurar o que de fato já está acontecendo — disse Paim.

Conforme o projeto, é tarefa de designers de interiores "planejar e projetar a ocupação de ambientes internos otimizando conforto, estética, saúde e segurança, levando em conta acessibilidade, ergonomia e conforto luminoso, térmico e acústico". O texto garante direitos autorais para projetos dos designers de interiores.

O profissional deve ser capaz de elaborar plantas e fazer o detalhamento de elementos não estruturais, especificando mobiliário, cores, revestimentos e acabamentos, podendo também criar móveis e outros elementos de decoração. Já atividades que requerem alteração estrutural das edificações deverão ser executadas por profissionais autorizados por lei.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)