Alvaro Dias pede reformas no Executivo e Legislativo

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/12/2015, 17h24

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), afirmou em discurso nesta terça-feira (1º) que o Brasil amarga uma queda do Produto Interno Bruto, enquanto praticamente todos os países cresceram economicamente neste ano.

O senador afirmou que as dificuldades atuais revelam que o modelo de governança vigente se esgotou e que as estruturas das instituições públicas precisam ser revistas, bem como os investimentos e o custeio delas.

Alvaro Dias afirmou que o Legislativo também precisa se modernizar para se tornar mais enxuto, econômico e qualificado. Ele defende a redução do número de senadores 3 para 2 por estado e a diminuição de 21% das cadeiras na Câmara dos Deputados.

Fazendo sua própria reforma, o senador acredita que o Congresso terá mais autoridade para cobrar do governo federal uma reforma administrativa profunda, com redução do número de ministérios, secretarias, departamentos, diretorias e cargos comissionados.

— Temos que ter a ousadia de promover mudanças transcendentais para o futuro do país. E nós vamos continuar cobrando ousadia do Poder Executivo, cobrando as reformas necessárias porque o país necessita, sim, de mudanças radicais. A ruptura com esse modelo ultrapassado é uma exigência da coletividade nacional — frisou.

Voto de aplauso

Alvaro Dias também propôs ao Senado um voto de aplauso a Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Segundo o senador, ela é a primeira paranaense a ser agraciada com o título de cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França, em um reconhecimento a seu trabalho e aos relevantes serviços prestados em defesa do direito à vida, especialmente à causa da saúde infanto-juvenil”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)